Como usar o ar-condicionado sem sofrer com a conta de luz?

Com uma sensação térmica batendo os 46º C nos termômetros do Brasil, é preciso muita estratégia para amenizar o calor. No Rio de Janeiro, por exemplo, o mês de janeiro foi o mais quente nos últimos 35 anos. E, com as temperaturas elevadas, o ar-condicionado se torna item indispensável dentro de casa. Mas, juntamente com ele, vem a preocupação com o bolso na hora de pagar a conta de luz.



A ajuda profissional é sempre importante na hora de instalar um ar-condicionado em casa. O técnico fará o dimensionamento adequado do aparelho. Mas antes da compra, é fundamental saber que aparelhos com melhor eficiência energética ajudam a economizar.


Atualmente temos a tecnologia Inverter, disponível em muitas marcas. Ela possibilita uma economia de até 60% em comparação a outros aparelhos convencionais e tem a mesma capacidade frigorífica. O aparelho Inverter é mais oneroso, porém a economia mensal na conta de energia o torna uma opção interessante e inteligente.


Antes de instalar um ar, o ideal é solicitar a visita técnica de um profissional em climatização. Ele irá avaliar o tamanho do ambiente a ser climatizado, incidência solar, vãos e janelas, quantidade de pessoas e equipamentos elétricos e eletrônicos que exalem calor. A partir dessas informações, será possível determinar a capacidade do aparelho a ser instalado.


O ideal é instalar a unidade evaporadora (parte que fica no interior do imóvel) voltada para o lado mais comprido do cômodo e centralizada. Evitar que fique em cima de fontes de calor como quadro elétrico, eletrodomésticos, portas e janelas que podem causar gotejamento no aparelho. A unidade condensadora (parte que fica do lado externo do imóvel) deve ficar em lugar arejado e de preferência sem sofrer ação direta do tempo, sol e chuva. Isso dará um melhor rendimento e vida útil ao aparelho.


Em relação à temperatura ideal para o ambiente, Daniel Neves que é técnico em ar condicionados, explica que isso depende do gosto do usuário. Ele aproveita para desmentir a lenda de que colocar o aparelho em uma temperatura muito baixa irá climatizar o ambiente mais rápido.


– O que irá determinar a rapidez em climatizar o ambiente é a velocidade da ventilação. Com isso, teremos uma vazão de ar maior em contato com a serpentina da evaporadora que fará a absorção do calor mais rapidamente. Então, colocar o aparelho na temperatura desejada para o ambiente e aumentar a velocidade da ventilação fará com que climatize mais rápido – instrui o técnico.


Por último, ele destaca a importância de ler o manual de instruções do ar-condicionado adquirido. A manutenção do aparelho também é importante para prolongar a sobrevida do produto.


– Temos uma cultura que não preza pela manutenção dos aparelhos, não valoriza a prevenção e só busca serviços especializadas quando o aparelho quebra. A limpeza dos filtros deve ser feita de quinze a vinte dias todos os meses. A forma de acesso a eles é passada pelo profissional instalador, o que também consta no manual, podendo ser feito facilmente pelo usuário.


No período médio de oito meses a um ano, um profissional capacitado deve ser contratado para uma higienização completa do aparelho, garantindo seu pleno funcionamento e evitando riscos à saúde dos usuários.

ATENDIMENTO
INSTITUCIONAL
CONTATO

(73) 3311.2000

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. A SEX. DAS 07H00 às 19H00 - SÁBADOS ATÉ AS 13H00

AV. PRES. GETÚLIO VARGAS, 3961 - CENTRO - TEIXEIRA DE FREITAS/BA © 2020 - CDC COMÉRCIO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LTDA