Problemas como umidade, mofo e infiltração são comuns em quase todas as regiões do Brasil, ou seja, podem atingir qualquer imóvel. Ruim? Sim, mas não motivo para dor de cabeça.
É perfeitamente possível se precaver contra esses agentes nocivos: basta ter um bom projeto de impermeabilização durante a construção do imóvel, o que irá evitar problemas de infiltração e, principalmente, prolongar a vida útil da construção.
Já tem a casa pronta e está sofrendo com o problema? Calma, é possível revertê-lo. Hoje, a indústria de impermeabilizantes oferece soluções que permitem reparos imediatos para quase todos os tipos de danos.
Identifique o problema
Muitos processos podem ser feitos para a impermeabilização das paredes e tetos e, para garantir a efetividade do processo, é preciso identificar o tipo de superfície que será trabalhada.
Impermeabilização de lajes
A impermeabilização da laje deve ser realizada para proteção contra água de chuva, banhos ou outras lavagens. O procedimento vai garantir que o piso da laje, assim como sua estrutura, não seja afetado pela ação da água, evitando o deslocamento de pisos e garantindo a manutenção e o bom funcionamento do local.
O produto indicado para esse tipo de impermeabilização varia – se há passagem de pedestres, é necessária a aplicação de manta asfáltica. Se não, a utilização de impermeabilizante já resolve o problema.
Reboco externo
Lembre-se que as paredes externas merecem atenção especial, afinal elas estão expostas a intempéries climáticas todos os dias do ano.
Nesses locais, o indicado é a utilização de tinta tipo impermeabilizante, conhecida também como tinta emborrachada ou impermeabilizante para paredes. Esse material cria uma película protetora que impede a passagem de água e umidade para o interior das paredes.
Após a utilização do produto, você pode utilizar qualquer revestimento na parede, com exceção de tintas à base de solventes.
Tijolo aparente na área externa
Tijolos aparentes são materiais porosos, o que significa que são permeáveis e absorventes. Assim, proteger a área é fundamental para evitar a penetração da umidade.
Neste tipo de estrutura, é indicada a utilização de resinas acrílicas, que são impermeabilizantes e resistentes à radiação ultravioleta. Antes da aplicação, recomenda-se a utilização de um fundo selador para impedir que o tijolo absorva a resina, o que resultaria no escurecimento da parede.
Parede interna
Para resolver o problema em paredes internas, primeiramente é preciso descobrir o motivo causador da umidade em si e solucioná-lo.
Por exemplo, se a infiltração estiver na parte de cima da parede, o problema pode estar no teto; se as manchas estiverem próximas do chão, o piso ou o rodapé podem estar comprometidos.
Tratada a origem do problema, você pode resolver a infiltração da parede interna da seguinte maneira: remova toda a superfície afetada, até que o tijolo fique aparente; limpe e lave a área contaminada, para que não reste nenhum resíduo; e aplique uma mistura de impermeabilizante com cimento.
Comments